Os gastos com insumos são parte essencial dos custos de compra de uma empresa – o que pode influenciar diretamente na lucratividade dessa companhia. Por isso, é essencial ser estratégico na aquisição desses itens e saber exatamente que tipo de impressora comprar, por exemplo.

Nesse texto, vamos explicar quais os principais tipos de impressoras existentes e qual comprar para a sua empresa. Vamos lá:

Quais os principais tipos de impressoras que existem?

Para poder escolher com precisão quais os tipos de impressoras comprar apara a sua empresa, em primeiro lugar é preciso entender que tipos de impressoras existem, quais as suas vantagens e desvantagens.

Por isso, fizemos abaixo uma síntese de cada um dos principais tipos de impressoras disponíveis no mercado:

Impressora matricial de impacto

Um tipo de impressora que usa um mecanismo de impacto para imprimir o texto desejado. Existem dois tipos de impressora de impacto: a “matriz de pontos”, que utiliza um mecanismo composto por agulhas para formar cada letra, e a “margarida”, que se utiliza de uma fita que é pressionada no papel. São muito utilizadas para imprimir folhas de pagamento e emissão de notas fiscais;

Impressora de jato de tinta

O sistema de impressão desse tipo de máquina funciona através de centenas de gotículas de tinta que são liberadas a partir de uma abertura minúscula nos cartuchos de tintas. Essas gotículas são controladas para formar todo o tipo de cores possíveis através de um sistema CMYK, composto pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto – assim, esse sistema consegue formar qualquer outra cor a partir desses tons. É um sistema que faz boas impressões a baixo custo;

Impressora a laser

A tecnologia da impressora a laser trabalha com um  que é extremamente fino. Quando aquecido, esse pó gruda no papel e permite que o texto desejado possa ser impresso no papel. Existem dois tipos de impressoras a laser: as coloridas, que imprimem com cores, e as monocromáticas, que só fazem impressões a preto e branco.

Ainda existem outros tipos de impressoras disponíveis no mercado, mas com funções mais específicas. Por exemplo, a plotter ou a impressora de tinta sólida, que são utilizadas em empresas de design; ou mesmo a impressora dye-sublimation, que é muito utilizada em hospitais.

Por serem tão específicas, vamos assumir que cada área já conhece a necessidade dessas impressoras e não é preciso explicá-las detalhadamente.

 

Bom, agora que já sabemos que a sua empresa pode usar três tipos diferentes de impressoras (além das específicas para embalagens, design ou afins), como decidir qual delas comprar para poder imprimir documentos e outros tipos de papéis da sua empresa?

A primeira pergunta a se fazer é: qual a sua demanda de impressão? E por demanda, não estamos falando apenas de quantidade, mas também de qualidade e velocidade de impressão.

A impressora de jato de tinta, por exemplo, tem uma qualidade de impressão muito superior à matricial, mas inferior à qualidade da impressora a laser. Em compensação, é uma impressora mais barata e onde cada impressão custa menos do que a impressora a laser – mas ainda custa mais que a matricial.

Portanto, se suas impressões são destinadas a pautas de reuniões, memorandos e outros documentos além de notas fiscais ou folhas de pagamento, então a sua empresa vai querer uma impressora de jato de tinta ou a laser.

A diferença entre as duas é a qualidade: a impressora jato de tinta lida bem com a maioria dos pedidos, mas a impressora a laser tem mais qualidade. Em compensação, cada impressão custa um pouco menos na jato de tinta do que na a laser.

Se a sua empresa precisa de mais qualidade e velocidade, a ideal é a impressora a laser. Se o que você procura é mais economia e ainda assim manter uma qualidade aceitável, a melhor nesse caso é a impressora jato de tinta.

Viu como é fácil escolher os tipos de impressoras certos para a sua empresa?

Qual delas é a mais indicada no seu caso?

Consulte-nos sem compromisso, teremos o maior prazer em te ajudar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *