As impressoras são equipamentos muito importantes para obter arquivos com imagens e textos para as empresas, além de facilitar a leitura de documentos, em várias cópias, para os colaboradores e setores diversos da organização. O problema é que, às vezes, acontecem alguns defeitos com essas máquinas, a ponto de multiplicar situações estressantes do dia a dia. Você já se irritou durante um erro de sua impressora?

A fila de impressão acontece quando os arquivos a serem impressos se acumulam. É um dos problemas mais comuns em impressoras e que ocorre bastante. Um exemplo dele é quando uma pessoa aperta várias vezes o comando de impressão para um trabalho extenso, de 100 páginas, e a máquina para de funcionar e não imprime nada.

Uma boa dica para evitar esse problema é verificar se tem papel na impressora, ou ver se a máquina está com as configurações corretas, incluindo o tamanho da folha.

Papel atolado

O atolamento do papel é mais um dos problemas mais comuns em impressoras e surge quando uma pessoa busca imprimir um arquivo, mas a máquina emperra e deixa o papel preso. Ou então, quando o documento sai, mas pode se encontrar amassado, ou rasgado.

A fim de reduzir as chances de esse problema ocorrer, é muito importante que se organize as folhas na bandeja de impressão, evitando que os papeis fiquem colados, visto que, quando os papeis estão muito juntos, a impressora acaba puxando vários ao mesmo tempo. O usuário também deve ficar atento para não sobrecarregar a impressora, não colocando mais papel do que a sua capacidade permite.

Instalação incorreta da impressora

A impressão de um arquivo é muito influenciada pelo modo pelo qual ela foi instalada. Por causa disso, é fundamental que o usuário verifique se o driver de instalação foi instalado de forma correta, e se está atualizado.

Os problemas de instalação podem impedir que a máquina siga o comando do computador, e para resolver esse erro, é necessário uma nova instalação do driver.

Uso de cabos incompatíveis

O uso de cabos incompatíveis é outro dos problemas mais comuns em impressoras. A utilização de cabos incorretos pode causar lentidão no processo, além de falhas na impressão e erros na hora de digitalizar os arquivos. Para evitar que isso aconteça, é essencial que leia bem as recomendações do fabricante sobre qual USB utilizar, visto que não são todos iguais. Ademais, dê preferência para os cabos blindados, porque seu revestimento vai impedir a perda de sinal devido às interferências.

Problemas com a tinta

Um erro que também acontece bastante em impressoras é o ressecamento da tinta dos cartuchos, que ocorre quando o usuário fica sem utilizar a máquina por muito tempo. Este ressecamento causa problemas porque impacta diretamente na qualidade da impressora, tanto na intensidade das cores, ou até mesmo com a presença de manchas grandes e disformes na imagem ou texto impresso. Para que isso se evite, o ideal é não se esquecer de renovar a tinta.

Problemas na hora da impressão podem gerar muita dor de cabeça, principalmente quando algum funcionário precisa do documento impresso o mais rápido possível. Como você costuma lidar com os erros dessas máquinas? Conte para a gente, nos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *